14 de agosto de 2011

Shalom, Um sopro de Deus na JMJ

Comunidade Shalom, do Brasil para Madrid para trazer a alegria ao coração dos jovens


Deus conseguiu fazer começar a mais bela das obras das suas mãos que é a igreja de um sopro. Como descrito no evangelho de João “Jesus disse: Shalom! recebei o Espírito Santo, como o pai me enviou também eu vos envio a vós”. No Brasil há uma comunidade que leva a mesma paz e  alegria que Jesus enviou aos seus discípulos, a todos quantos se cruzam por eles. E o seu nome é SHALOM!
Tudo começou em 1980 quando Moysés Azevedo foi convidado para oferecer algo ao Papa João Paulo II por ocasião da sua visita ao Brasil.  Depois de refletir decidiu oferecer o que tinha de melhor a sua juventude. E assim como um sopro de Deus Foi lançada a semente para a comunidade Shalom.
Depois deste episódio Moysés no seu dialogo com Deus sentiu que devia fazer algo para aproximar os jovens da igreja e decidiu abrir uma lanchonete com a particularidade de os nomes dos produtos serem tudo palavras ligadas á bíblia. Com as perguntas acerca dos nomes os jovens que trabalhavam na lanchonete Shalom faziam com que os jovens a falassem de Cristo num espaço que habitualmente não se associa a Deus. E inclusivamente neste espaço existia uma capela onde se podia rezar e estar mais perto do próprio Cristo.
1309_shalom2A comunidade que transparece a alegria que todos associamos ao povo brasileiro, mas com o extra de que como diz Cristiano Pinheiro Consagrado da Comunidade residente na missão de Roma, “a nossa alegria vem do nosso encontro pessoal com cristo na oração”. A comunidade que se divide em dois ramos Vida e Aliança o primeiro de homens e mulheres que deixam as suas vidas para seguir a cristo no seio de uma comunidade, e os segundos que são pessoas seguem o mesmo cristo e as mesmas regras da comunidade vida, mas continuam a estar junto das suas famílias e com o seu trabalho.
Shalom tem como fundamento a espiritualidade carismática S. Francisco de Assis no seguimento do Evangelho acima de tudo e Santa Teresa de Ávila na oração. A comunidade dedica o seu dia com a oração pela manhã e pela tarde dedicam-se ao trabalho apostólico de apoio aos jovens.
Uma palavra muito usada entre os membros de Shalom é Parresia que significa a ousadia, a audácia, a prontidão em anunciar Cristo. Um dos exemplos desta prontidão é o festival Halleluya que conta já com 14 anos de historia. Este festival de musica cristã começou como uma resposta a um dos maiores carnavais fora de época do Brasil como uma luz no meio da treva. Este grande acontecimento foi crescendo e hoje recebe mais pessoas que o carnaval fora de época tendo contado na sua ultima edição em julho deste ano com 900 mil pessoas.
Num festival que oferece todas as atividades que um festival de musica pode oferecer desde espetáculos musicais até atividades radicais, mas com a particularidade de que existem tendas de oração, adoração eucarística no palco principal e claro todos os artistas são cristãos.
Na JMJ Madrid, Shalom vai contar com um stand na feira vocacional e vários artistas membros da comunidade atuam no programa cultural, além de que um grupo de 500 jovens desta comunidade vem do Brasil para viver este grande acontecimento de fé.
Shalom que como é como um sopro de Cristo enviando a todos para anunciar a ressurreição de Cristo.  De Fortaleza para o mundo, começando numa oferta simples de um jovem como qualquer outro de dar o que tem de melhor a igreja universal.
Fonte:JMJ Madrid