Em um tempo onde cada vez mais os homens criam meios para chegar a um destino de forma mais rápida a fim de ganhar tempo sem perder o rumo, encontramos na Palavra de Deus o destino rápido e seguro para chegarmos ao céu. A ideia foi apresentada no workshop Palavra de Deus GPS Espiritual, durante o Congresso de Jovens Shalom. O evento acontece neste sábado (24).
“Qual é a primeira coisa que se faz ao ligar um GPS?”, perguntou Pe. Dênys Lima, responsável pelos seminaristas da Comunidade Católica Shalom, para os jovens que responderam: “Colocar o destino”. Continuando perguntou: “ Se for regular o seu GPS, qual é o destino?” e todos em coro responderam: “ o céu”.
Encontramos aqui jovens sedentos que não cansam nem se cansam de buscar algo que os preencham e que possam dar sentido as suas vidas. A Exortação apostólica Verbum Domini – Palavra de Deus do papa Bento XVI diz que a Palavra de Deus significa que Deus se comunica comigo e que ele não é um Deus isolado. “Ele se comunica por meio de uma história de relacionamento pessoal com um povo”, disse Pe. Dennys aos jovens. Esse povo somos nós, corpo de Cristo e da Igreja. A sagrada Escritura no 1º versículo explica por que Deus se comunica. Porque Deus só sabe dar a si mesmo. Um padre da igreja disse que “a Palavra de Deus se esvaziou tanto pelo homem que chegou ao silêncio da cruz.” Deus desceu tanto que agora mora em nós.Assim a estudante Mariane Veloso Silva, 23, veio de Teresina para participar pela 1ª vez do Congresso Nacional de Jovens a fim de poder conhecer mais sobre as coisas de Deus e sua Palavra, disse ela. “Daqui para frente quero fazer a lectio (leitura)divina todos os dias para não perder o rumo certo”, disse.
Vindo de Sobral, João Antônio de Souza Oliveira, 19, escolheu este workshop porque queria aprender sobre a Palavra de Deus e se aprofundar já que encontra dificuldades para entender todas as vezes que vai lê-la, disse ele. Saiu muito questionado acerca de deixar tudo como Jesus pediu ao jovem rico “tentar deixar tudo é o mais difícil”. É a 2ª vez que ele veio ao Congresso e agora com o objetivo de aprender mais sobre a comunidade já que as formações da Igreja me edificam muito, exclamou ele.
A Palavra de Deus não caiu do céu, mas foram vividas almejando o céuEla foi escrita por pessoas inspiradas pelo Espírito, uma vida vivida e relatada para outras gerações. Possui a dimensão humana na sua vida e divina na sua inspiração.
“Quando foi criada a palavra de Deus?”, questionou. Dentro do povo de Deus. Não veio de fora da Igreja, mas a Bíblia nasceu dentro da Igreja e foi escrita para a Igreja e para o povo de Deus. Um texto fora de contexto é mal interpretado. As Sagradas Escrituras só podem ser interpretadas pela própria Igreja. Uma vez que eu tiro a Palavra de Deus do contexto ela não me diz mais nada.
Fonte: http://blog.comshalom.org/fortaleza/




