27 de setembro de 2011

O valor do esporte

Quero direcionar-me aos apaixonados, como eu, pela prática esportiva e todos aqueles que ainda estão parados atrás dos afazeres.
O que a igreja, a comunidade e você pensam e fazem sobre o esporte?
Na ocasião da visita de membros da Ferrari em 2005, em que nosso estimado papa João Paulo II recebeu uma réplica em miniatura do modelo F2004, o sumo pontífice indicou, dizendo:
"A Igreja considera a atividade esportiva, na qual se respeitem totalmente as regras, um válido instrumento educativo, especialmente para os jovens gerações".
Porém, foi na homilia de 29 de outubro de 2000 no Estádio Olímpico de Roma que ele expressou com mais clareza: "Hoje a prática desportiva adquire uma importância notável, porque pode favorecer nos jovens confirmação de valores relevantes como a lealdade, a perseverança, a amizade, a partilha e a solidariedade". Destaca também que o desporto é "uma ocasião de encontro e de diálogo para além de toda barreira da língua, raça e cultura".
Desporto para a libertação
Assim como convida a prática de "um desporto que tutele os mais frágeis, não exclua ninguém e liberte os jovens das insídias da apatia e da indiferença, suscitando neles uma sadia competição; um desporto que seja fator de emancipação dos países mais pobres e ajude a cancelar a intolerância e a construir um mundo mais fraterno e solidário; um desporto que contribua para fazer amar a vida, eduque para o sacrifício, o respeito e a responsabilidade, levando a plena valorização de cada pessoa humana".
Copa Shalom/Olimpíadas Shalom
Atualmente a Juventude organiza e realiza a Copa Shalom, as Olimpíadas Shalom, entre outras ações, para através do esporte, viver a graça da fraternidade e evangelizar.
"A atividade esportiva está entre os meios que ajudam no desenvolvimento harmônico da pessoa e em seu aperfeiçoamento" II Gravíssimum Educationis
A Igreja não está parada. Nosso Papa Bento XVI já deu sua benção a John Paul II Foundation for Sport, a Clerius Cup e nos dá sua mensagem:
"Praticando com paixão e sentido ético, o esporte, além de exercitar um sadio antagonismo, converte-se em escola para aprender e aprofundar os valores humanos e cristãos". (Bento XVI)
A Comunidade não está parada. Vamos evangelizar!!! A Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas no Brasil estão logo aí!!!
Organizemos nossas Copas Shalom nas missões. Vamos participar em peso nas Olimpíadas Shalom em João Pessoa (realizado entre 30/06 e 03/07). O tempo é propício para praticar esporte e EVANGELIZAR!!!

Alexander A.V.B.C. do Prado
Missionário da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza/CE
Fonte: Revista Shalom Maná Maio de 2011